O processo de ensino-aprendizagem, mais que um ofício, é uma trajetória de vidas e Histórias circunscritas no ideário de construção de uma sociedade mais justa.
Assim, o Colégio Cidade Muriaé, tradicionalmente conhecido como Equipe, iniciou suas atividades em Muriaé, no ano de 2000.
No começo, ainda como um curso “Pré-Vestibular”, sediado no Shopping Top Center, localizado na Rua Amador Pinheiros de Barros, suas atividades estiveram voltadas para a instrumentalização nos mais diversos vestibulares do país, com ênfase, na UFV, UERJ, UFJF, UNICAMP…
A proposta dinâmica de um ensino que combinava a excelência profissional com uma linguagem jovem e comunicativa, permitiu ao então “Curso Equipe”, um rápido reconhecimento e acolhimento pela comunidade muriaeense e, os anseios por uma instituição que abarcasse desde os anos iniciais ao Ensino Médio reverberavam.
No ano de 2001, inaugura-se o Colégio propriamente, agora, localizado na rua Coronel Domiciano nº 121, 1º andar. O processo de figuração das turmas foi gradual e decrescente, até que em 2006 já estava concluído o segmento do Ensino Fundamental II e 2010 o Ensino Fundamental I.
Em uma perspectiva cidadã e equitativa, o profissionalismo institucional que, desde os primórdios, buscava inserir entre os alunos o prazer da vivência escolar com a responsabilidade acadêmica do vestibular, com provas semanais escalonadas em grupos, simulados, fora tornado sólido o caminho até o Ensino Médio, que tivera suas atividades
introduzidas desde 2001.
Ao longo desses dezenove, o Colégio Equipe de Muriaé, através de uma interdiscursividade acadêmica e social, mais que uma escola regular, tornou-se um referencial educacional não somente na cidade, mas na região da Zona da Mata mineira.
Em 2021, visando a excelência e, preocupados de forma cada vez mais efetiva com nossa comunidade, nos preparamos para uma nova mudança de espaço, com salas maiores, quadra poliesportiva, anfiteatro e, de fato, a maturidade de nosso compromisso e, a felicidade de verificarmos que, como disse Paulo Freire: “Enquanto eu luto, sou
movido pela esperança; e se eu lutar com esperança, posso esperar”.